A Receita Federal prevê liberar ainda nesta semana a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda deste ano.
O dinheiro será pago no dia 15 deste mês, com correção monetária. Nos outros lotes, a Receita costumava liberar a consulta na segunda-feira anterior ao pagamento. Desta vez, entretanto, não foi informado o dia exato. O valor será creditado na conta que foi informada ao enviar a declaração.
Segundo a Receita Federal, o lote é formado por contribuintes que entregaram as declarações nos últimos dias de abril, quando se encerrou o prazo, e por quem entregou o documento em atraso. Além disso, quem corrigiu as pendências identificadas na declaração do IR até o último dia 28 de novembro deverá estar neste lote. Se o contribuinte não entrar neste lote, ele deverá verificar as pendências e enviar uma declaração retificadora. O próximo pagamento, com restituições da malha fina, só deverá ser feito pela Receita em 2015.
Para verificar os erros, será preciso acessar o extrato da declaração do Imposto de Renda. A consulta é feita no site www.receita.fazenda.gov.br.
Quem não tem cadastro precisará informar os números dos recibos das duas últimas declarações. Após corrigir o erro, é preciso enviar a declaração retificadora.