Terça-Feira
29 de Setembro de 2020
Dia do Petróleo  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Quando alguém ama realmente, deseja livremente modelar seu amor sobre o amor da pessoa amada!"
(J. Bouchand)
  Inicial
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  AGENDA
  Classificados
  Empresas/Serviços
  CEP - superCEP
  Culinária
  Pensamentos
  Piadas





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Brasil reduz em 50% o número de pessoas que passam fome, mas ainda tem 3,4 milhões em insegurança alimentar

EcoDebate
17 de Setembro de 2014

A Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) estimou, nesta terça-feira (16), que mais de 805 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar no mundo. O Brasil, no entanto, caminha na contramão dessa estatística graças aos seus programas, ações e estratégias que levaram o país ao posto de referência mundial no combate à fome.

“O Brasil é um grande exemplo nesse aspecto porque estabeleceu essa causa como uma prioridade nacional. Ele provou que um país grande pode reduzir a insegurança alimentar e ainda influenciar toda uma região e o mundo”, disse a representante adjunta da FAO para América Latina e Caribe, Eve Crowley, destacando que a América Latina e o Caribe tiveram juntos o melhor desempenho no combate à insegurança alimentar dos últimos anos. A região concentra atualmente 6,1% das pessoas com insegurança alimentar, percentual bem abaixo dos 15,3% registrados em 1992.

Peça central no estudo realizado pela FAO, o Brasil aparece como modelo para promoção de experiências exitosas como transferência de renda, compras diretas para aquisição de alimentos e capacitação técnica de pequenos produtores. Com isso, o Brasil conseguiu diminuir em 50% o número de pessoas que passam fome.

O diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Program Mundial de Alimentos (PMA), Daniel Balaban, destacou que uma maneira de definir a expressão “insegurança alimentar” é quando existe restrição do acesso aos alimentos. Isso porque as pessoas que estão na situação de insegurança alimentar consomem alimentos de forma difusa, sem saber quando será a próxima refeição.

Uma iniciativa que contribuiu diretamente para a redução da insegurança alimentar no cenário brasileiro foi o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Balaban ressalta que, com o programa, os agricultores tiveram a garantia da venda de seus produtos para o governo e instituições como escolas e hospitais.

No Brasil, os pequenos produtores sofriam de insegurança alimentar. Eles largavam suas terras rumo aos grandes centros urbanos em busca de emprego. O grande mérito do programa foi incentivar todo esse grupo a permanecer no campo, estimulando a produção e oferecendo demanda para ele. Cerca de 70% do nosso consumo interno é abastecido pela agricultura familiar”, disse o diretor.

O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil

Divulgado durante a coletiva de imprensa em Brasília, o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil – Um Retrato Multidimensional – é um dos sete casos de países específicos estudados pela FAO, lançado paralelamente ao relatório anual da Organização, O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2014.

O documento sobre o caso brasileiro aborda as estratégias de governança adotadas pelo país com o objetivo de garantir o acesso de todos à alimentação, além de uma análise sobre a produção e disponibilidade de alimentos e outros aspectos como saúde. Para ilustrar o sucesso das medidas brasileiras, a FAO reuniu diversos indicadores da segurança alimentar, entre eles, o Indicador de Prevalência de Subalimentação, uma medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional. Hoje, o país tem 3,4 milhões de brasileiros que passam por insegurança alimentar, o que representa 1,7% da população brasileira. A porcentagem de 5% é o limite estatístico determinado que representa se um país superou o problema da fome.

“O relatório mostra a situação da insegurança alimentar e as tentativas de eliminar a fome da Terra. Ele ressalta os nossos avanços, mas mostra que ainda há muito para fazer. Mesmo com a disponibilidade de alimentos e tecnologia, temos mais de 800 milhões de pessoas com risco de insegurança alimentar.Temos que reconhecer que a fome é a maior inimiga em todos os territórios do mundo e manter o compromisso de combater esse problema”, afirmou o coordenador residente do sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek.

Para Chediek, a insegurança alimentar é um tema complexo, que não se resolve apenas com o aumento da produção ou da distribuição de alimentos, mas com uma multiplicidade de ações e programas que o Brasil vem desenvolvendo muito bem.

“O Brasil precisa continuar nesse caminho, de chegar aos que estão fora do ‘sistema’, e aprimorar a coordenação de programas sociais. Por conta desse compromisso, o país teve um resultado admirável. O IDH, que inclui elementos de saúde e renda, melhorou mais de 50% nos ultimos 20 anos”, destacou.

Discurso da fome e a desigualdade social


O relatório também parabeniza o governo por importantes passos institucionais e implementação de marcos legais que possibilitaram os avanços no combate à fome no Brasil. Entre eles, a incorporação à Constituição Federal, em 2010, do direito humano à alimentação adequada e, em 2011, da institucionalização do Plano Nacional de Segurança Alimentar, com destaque ao lançamento da Estratégia Fome Zero, e a implementação, de forma articulada, de políticas de proteção social – como o Bolsa Família e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – e de fomento à produção agrícola – como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA.

Segundo o estudo, os gastos federais (em 2013) com programas e ações de segurança alimentar e nutricional no Brasil totalizaram cerca de 78 bilhões de reais. Os investimento em programas sociais aumentaram mais de 128% entre os anos de 2000 e 2012, enquanto a parcela desses programas no Produto Interno Bruto aumentou 31%. Em 2013, os programas relacionados à proteção social chegaram a aproximadamente um terço dos gastos federais em programas e ações de segurança alimentar e nutricional, enquanto os programas relacionados com a produção e distribuição de alimentos, inclusive os destinados à promoção da agricultura familiar, foram responsáveis por um sexto do total de dispêndios.

O resultado desses investimentos trouxe números positivos para erradicar a extrema pobreza e a fome no país, compromisso assumido através do primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM1) e na Cúpula Mundial sobre Alimentação (CMA). Apenas com o Bolsa Família, cerca de 22 milhões de brasileiros foram retirados da extrema pobreza desde 2011.

A consultora da FAO, Anne Kepler, que apresentou o relatório sobre o caso brasileiro, acredita que o avanço do país está também no seu discurso sobre a fome, atrelado à desigualdade social.

“Nos Estados Unidos, também há insegurança alimentar, também há fome, mas o tratamento é muito diferente do que vemos hoje no Brasil. A fome não está relacionada ao fato de a pessoa não se interessar por trabalho, como muitos dizem. Aqui, estamos provando que esse déficit na alimentação está ligado a uma diferença de classes, a uma desigualdade social que vem diminuindo”, disse Kepler, nascida nos Estados Unidos, mas residente do Brasil há 20 anos.

Durante a entrevista, Crowley ressaltou que o mundo está vivendo um período histórico, onde o progresso no combate à fome é evidente. “Se firmarmos um compromisso, poderemos erradicar a fome dentro da nossa geração”.

Para a elaboração deste documento, a FAO contou com a colaboração do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de pesquisadores e acadêmicos.

Fonte: ONU Brasil


publicidade
1
2
slide


:: Últimas Notícias
“Crô em Família” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Crô em Família", confira abaixo a ficha completa do filme: Crô em Família ...
“Mentes Sombrias” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Mentes Sombrias", confira abaixo a ficha completa do filme: Mentes Sombrias (The Darkest Minds) ...
Estado e município terão de realizar buscas por crianças e adolescentes desaparecidos
Atendendo a pedido feito pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude Eduardo Dias, a Justiça julgou procedente ação civil ajuizada pelo MPSP e determinou que o ...
Entrega de doação de alimentos ao Asilo São Vicente de Paula e Pão dos Pobres da APPI
O Fundo Social de Solidariedade de Itirapina recebeu a doação de alimentos dos empresários Maycon Douglas e André que realizaram o evento "Flor da Vida" em nosso ...
Reforma do Ginásio de Esportes do Centro em ritmo acelerado de conclusão das obras
Desde outubro de 2017 a Prefeitura vem tentando reformar esse importante equipamento esportivo, mas duas empresas que venceram a licitação, ambas tiveram seus contratos rescindidos pela ...
Servidores do Hospital São José estão passando por capacitações em urgência e emergência na base do SAMU em Rio Claro
Servidores do Hospital São José estão passando por capacitações em urgência e emergência na base do SAMU em Rio Claro. Essa capacitação ...
Prefeito Zé Maria encaminha Projeto de Lei solicitando autorização para a Prefeitura pagar aluguel de imóvel para a APAE
Dando continuidade ao processo de reinstalação da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, após a Justiça nomear uma comissão ...
AME de São Carlos deve atender a população em até 120 dias
O prefeito Airton Garcia havia solicitado ao governador Geraldo Alckmin, na quarta-feira (26), urgência para que a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de ...
Área Industrial da Giovannela, de São Carlos será leiloada judicialmente em novembro
A área da antiga Giovanella será leiloada no próximo dia 8/11 (primeira hasta) pela avaliação de R$31 milhões. O imóvel tem localização ...
Locais com interdição de pista em 22/07/2016 na rodovia SP 310
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passam por interdição parcial de pista, amanhã (22), das 7 às 18 horas, para realização de serviços ...
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (27/06/2016)
A Casa do Trabalhador de São Carlos oferece vagas de emprego imediato para quem não tem ou quer mudar de emprego. Para concorrer a vaga é necessário a ...
Crianças e jovens do bairro Cidade Aaracy participam de Curso de Teatro às quartas-feiras
O Centro Municipal de Cultura Afro Brasileira “Casa Odete dos Santos” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Escola Nossa, realizou um ...
Operação tapa buraco avança em São Carlos - Confira programação deste sábado (21/05)
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que neste sábado (21/5), as equipes de tapa buraco realizam o trabalho nas seguintes ...
Lobbe parabeniza OAB por novo pedido de impeachment de Dilma
Em breve comunicação no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o tucano Lobbe Neto (SP) agradeceu os vários e-mails e mensagens que tem recebido em ...
Operação tapa buraco avança em São Carlos - Confira programação desta quinta-feira (24/03)
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue nesta quinta-feira (24), com a operação “tapa buraco” no Jardim Medeiros, ...
Locais com interdição de pista em 04/02/2016 nas rodovias SP 310 e SP 326
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passarão por interdição parcial de pista, amanhã (dia 04), das 7h às 18 horas, para realização de ...
Locais com interdição de pista em 01/02/2016 nas rodovias SP 310, SP 326 e SP 333
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passarão por interdição parcial de pista, hoje (dia 1º), até as 18 horas, para realização de ...
Locais com interdição de pista em 25/01/2016 nas rodovias SP 310 e SP 326
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passarão por interdição parcial de pista, segunda-feira (dia 25), das 7 às 18 horas, para realização de ...
Novas regras da ANS obrigam Planos de Saúde a qualificar atendimento
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou novas regras com o intuito de melhorar o atendimento prestado pelas operadoras de planos de saúde aos beneficiários nas ...
Anvisa aprova medicamentos para câncer e vacina para poliomielite 1,2 e 3
A Anvisa concedeu nesta segunda-feira (11/1) o registro da vacina contra a poliomielite 1, 2 e 3 para a Fundação Oswaldo Cruz. Será a primeira vez que uma empresa pública ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

Itirapina Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2020 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.