Terça-Feira
23 de Outubro de 2018
Dia do Aviador.Dia da Aviação  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Não queira ser audacioso, quando basta ser inteligente"
(Paulo Coelho)
  Inicial
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  AGENDA
  Classificados
  Empresas/Serviços
  CEP - superCEP
  Culinária
  Pensamentos
  Piadas





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
As mulheres na prova do Enem 2015 e o discurso de ódio contra os direitos humanos

Eco Debate
29 de Outubro de 2015

Em um contexto extremamente conservador e de imensos retrocessos para os direitos das mulheres no Brasil – tanto no Congresso Nacional como na execução de políticas públicas – esse último final de semana foi marcado pela surpreendente forma como algumas das questões foram abordadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim que abriram o caderno de provas no último sábado (24) os/as estudantes se depararam com uma questão, em especial, que chamou a atenção e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais. A prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias trazia a seguinte afirmação da filósofa Simone de Beauvoir: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.”

Vale dizer que Simone de Beauvoir é uma importante pensadora francesa com uma extensa produção bibliográfica e que participou de ciclos filosóficos com Jean-Paul Sartre, Colette Audry, entre outros. Para além da produção acadêmica propriamente dita, Beauvoir teve uma existência marcada pelo enfrentamento às desigualdades de gênero e questionamentos importantes que se tornaram paradigmas não apenas na França, mas que marcaram o mundo inteiro.

Após a divulgação da questão a internet foi tomada por comentários de quem defende os direitos das mulheres comemorando a citação de Beauvoir e a abordagem do tema. Uma usuária do Twitter escreveu: “Imagina aquele monte de omi machista fazendo a questão da Simone de Beauvoir”. Um estudante afirmou: “Abrir a prova e ver que era texto da Simone Beauvoir foi bom d+”.

Lamentavelmente, críticas e discursos de ódio também ganharam eco e foram reproduzidos na forma de ofensas e demonstrações de preconceitos por meio de publicações em redes sociais.

Alguns vídeos repletos de ódio também foram divulgados. Em um deles, em pouco mais de 3 minutos uma jovem faz uma “análise” dos temas abordados que sintetiza tais discursos sobre os direitos. “Tu pega essa p**** dessa prova e tem o quê? Mulher não nasce mulher, Paulo Freire é revolucionário, os militares malvadões deixaram uma dívida pro nosso país, princesa Isabel não libertou ninguém”. Para ela, isso é fruto de uma “doutrinação marxista” que está sendo “esfregada na cara”. A estudante ainda questiona o sistema de cotas com a seguinte sugestão: “Se tu não for preto ou índio eu já aconselho você a se bronzear pra você conseguir uma vaga.” E conclui: “Lembre-se, mulheres nascem com vagina e homens nascem com pinto, e nada disso vai mudar só porque você quer”.

No ano em que foi retirada qualquer referência de “gênero” dos Planos Nacionais de Educação, repercutindo nos Planos Estaduais e Municipais, a inclusão de uma filósofa feminista parece causar tanto incômodo porque traz à tona um debate que precisa ser enfrentado, que é o papel desenvolvido pelas mulheres em uma sociedade marcada pelas desigualdades e violência. Na época do lançamento de “O segundo sexo”, na França, várias foram as censuras ao livro e uma inquisição se seguiu a todas as publicações da filósofa.

No Brasil, mais de 6 décadas depois, uma reflexão ainda que teórica sobre as desigualdades de gênero causa tamanho espanto que nos leva a refletir o quanto a inclusão desse debate precisa ser enfrentada de forma responsável e ética.

É justamente para impedir que reações extremas persistam que os movimentos sociais, não apenas feministas, lutam por uma educação que possibilite o debate sobre o respeito à diversidade, aos direitos das mulheres, dos/as negros/as, dos indígenas, das lésbicas, gays, travestis e transexuais e de outros grupos que vêm sistematicamente sendo criminalizados e alijados de seus direitos.

Violência contra a mulher

No segundo dia de provas, neste domingo (25/10), a surpresa ficou por conta do tema da redação que acabou, também, gerando grande repercussão. Ao propor a discussão sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, a Comissão que elaborou a prova colocou para mais de 7 milhões de estudantes o desafio de pensar a violência contra as mulheres como um tema emblemático e dolorosamente persistente no Brasil.

Assim que o tema da redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), começaram as reações: “Eu vivi para ver um Enem feminista”, comemorou uma jovem. Um rapaz afirmou: “Espero que os machistas que acham violência contra a mulher algo normal saiam com a vontade de pensar de uma outra forma esse tipo de prática".

O ano de 2015 marca uma legislatura em que o Congresso Nacional debate de forma absolutamente irresponsável e desastrosa o direito das mulheres vítimas de violência, a discussão sobre um tema tão profundo, seguramente representa um importante avanço na construção de uma mudança de cultura sobre a permissão, ainda que silente, que o corpo das mulheres dá em uma sociedade patriarcal e machista.

O que poderia ser dito


Se os/as estudantes que fizeram a prova e aqueles/as que, mais uma vez, revelaram seu ódio contra temáticas voltadas à defesa dos direitos humanos estivessem apropriados do tema poderiam escrever em suas redações e/ou nas redes sociais que:

– De acordo com a Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em 2014, 35% das mulheres em situação de vulnerabilidade sofreram agressões semanalmente, tanto na forma de violência física, como psicológica e sexual. Na última década, mais de 43 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, representando um aumento de 17% em homicídios.

– Segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança, somente em 2014 houve 47.646 casos de estupro, o que significa uma média de 130,5 atos de violência sexual por dia.

– Apenas em São Paulo, a cada 2 dias uma mulher registra boletim de ocorrência por assédio sexual nos trens e metrôs da capital. Isso sem contar aquelas que diariamente sofrem com estes abusos no transporte coletivo, mas não relatam.

– Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) mostra que em 2013 as brasileiras ganharam, em média, R$479,09 a menos do que os homens. A diferença de ganhos chega a 25,8%. Num ranking que analista as desigualdades salariais em 142 países, o Brasil ficou na posição 124. Se isso não for corrigido, um estudo mostra que deve levar 80 anos para que as mulheres tenham salários iguais aos dos homens.

Certamente o debate sobre as desigualdades e violências de gênero deve estar presente em todos os espaços sociais. Porém, resta saber se o sistema educacional brasileiro está preparado (ou se preparando) para assumir um importante papel na mudança de cultura e na promoção e respeitos aos direitos humanos.

* Por Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil


publicidade
1
2
slide


:: Últimas Notícias
“Crô em Família” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Crô em Família", confira abaixo a ficha completa do filme: Crô em Família ...
“Mentes Sombrias” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Mentes Sombrias", confira abaixo a ficha completa do filme: Mentes Sombrias (The Darkest Minds) ...
Estado e município terão de realizar buscas por crianças e adolescentes desaparecidos
Atendendo a pedido feito pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude Eduardo Dias, a Justiça julgou procedente ação civil ajuizada pelo MPSP e determinou que o ...
Entrega de doação de alimentos ao Asilo São Vicente de Paula e Pão dos Pobres da APPI
O Fundo Social de Solidariedade de Itirapina recebeu a doação de alimentos dos empresários Maycon Douglas e André que realizaram o evento "Flor da Vida" em nosso ...
Reforma do Ginásio de Esportes do Centro em ritmo acelerado de conclusão das obras
Desde outubro de 2017 a Prefeitura vem tentando reformar esse importante equipamento esportivo, mas duas empresas que venceram a licitação, ambas tiveram seus contratos rescindidos pela ...
Servidores do Hospital São José estão passando por capacitações em urgência e emergência na base do SAMU em Rio Claro
Servidores do Hospital São José estão passando por capacitações em urgência e emergência na base do SAMU em Rio Claro. Essa capacitação ...
Prefeito Zé Maria encaminha Projeto de Lei solicitando autorização para a Prefeitura pagar aluguel de imóvel para a APAE
Dando continuidade ao processo de reinstalação da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, após a Justiça nomear uma comissão ...
AME de São Carlos deve atender a população em até 120 dias
O prefeito Airton Garcia havia solicitado ao governador Geraldo Alckmin, na quarta-feira (26), urgência para que a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de ...
Área Industrial da Giovannela, de São Carlos será leiloada judicialmente em novembro
A área da antiga Giovanella será leiloada no próximo dia 8/11 (primeira hasta) pela avaliação de R$31 milhões. O imóvel tem localização ...
Locais com interdição de pista em 22/07/2016 na rodovia SP 310
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passam por interdição parcial de pista, amanhã (22), das 7 às 18 horas, para realização de serviços ...
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (27/06/2016)
A Casa do Trabalhador de São Carlos oferece vagas de emprego imediato para quem não tem ou quer mudar de emprego. Para concorrer a vaga é necessário a ...
Crianças e jovens do bairro Cidade Aaracy participam de Curso de Teatro às quartas-feiras
O Centro Municipal de Cultura Afro Brasileira “Casa Odete dos Santos” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Escola Nossa, realizou um ...
Operação tapa buraco avança em São Carlos - Confira programação deste sábado (21/05)
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que neste sábado (21/5), as equipes de tapa buraco realizam o trabalho nas seguintes ...
Lobbe parabeniza OAB por novo pedido de impeachment de Dilma
Em breve comunicação no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o tucano Lobbe Neto (SP) agradeceu os vários e-mails e mensagens que tem recebido em ...
Operação tapa buraco avança em São Carlos - Confira programação desta quinta-feira (24/03)
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue nesta quinta-feira (24), com a operação “tapa buraco” no Jardim Medeiros, ...
Locais com interdição de pista em 04/02/2016 nas rodovias SP 310 e SP 326
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passarão por interdição parcial de pista, amanhã (dia 04), das 7h às 18 horas, para realização de ...
Locais com interdição de pista em 01/02/2016 nas rodovias SP 310, SP 326 e SP 333
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passarão por interdição parcial de pista, hoje (dia 1º), até as 18 horas, para realização de ...
Locais com interdição de pista em 25/01/2016 nas rodovias SP 310 e SP 326
A AB Triângulo do Sol informa os locais que passarão por interdição parcial de pista, segunda-feira (dia 25), das 7 às 18 horas, para realização de ...
Novas regras da ANS obrigam Planos de Saúde a qualificar atendimento
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou novas regras com o intuito de melhorar o atendimento prestado pelas operadoras de planos de saúde aos beneficiários nas ...
Anvisa aprova medicamentos para câncer e vacina para poliomielite 1,2 e 3
A Anvisa concedeu nesta segunda-feira (11/1) o registro da vacina contra a poliomielite 1, 2 e 3 para a Fundação Oswaldo Cruz. Será a primeira vez que uma empresa pública ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

Itirapina Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2018 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.