Na defesa pelo meio ambiente e compromisso com as práticas de sustentabilidade, a Faber-Castell promove, pelo terceiro ano consecutivo, o “Faxina nos Armários”. Trata-se de uma ação alinhada com a Brigada de Instrumentos de escrita Faber-Castell, programa contínuo de coleta e reciclagem de materiais de escrita, firmado desde setembro de 2012 com a TerraCycle.
Os itens coletados são processados e transformados em matéria-prima reintroduzida na cadeia produtiva, originando assim novos produtos, como lixeiras, pás de lixo etc.
A ideia por trás de “Faxina nos Armários” reafirma o interesse da Faber-Castell em fomentar práticas de proteção ao meio ambiente, sobretudo em épocas de aumento do consumo de seus produtos. Alunos do Brasil inteiro ficam animados com o clima de volta às aulas e com a compra de novos materiais escolares, e é justamente nesse contexto que surge a iniciativa, reforçando a preocupação da empresa com o descarte ambiental desses resíduos. O engajamento dos alunos com a coleta foi tão expressivo, que a ação se repetiu em 2014 e volta agora em 2015, no período de reinício do ano letivo.
Participar é fácil: basta algum responsável pela escola cadastrá-la na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell no site da TerraCycle (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html). Alunos, pais, professores e demais interessados em colaborar devem juntar esses materiais e levá-los para suas escolas no início do ano letivo. Podem ser enviados os seguintes produtos: lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca-textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, independente da marca. A terceira edição de “Faxina nos Armários” irá premiar os dez times que mais coletarem entre os dias 1° de fevereiro e 30 de abril de 2015. Entre os diversos prêmios, estão 55 mil pontos bônus que podem ser revertidos em doações (cada ponto equivale a R$ 0, 01) para uma escola ou instituição sem fins lucrativos. O primeiro lugar receberá 10 mil pontos.
Só no ano passado, “Faxina nos Armários” promoveu a reciclagem de mais de 65 mil instrumentos de escrita de diversas marcas, sendo o Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, de Itajaí – SC, o grande vencedor.
Sobre a Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell
A Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell é um programa permanente de coleta e reciclagem de materiais de escrita, com o objetivo de oferecer uma destinação ambientalmente correta a esses resíduos. Qualquer um pode participar, bastando se cadastrar no site TerraCycle, juntar os produtos, independente da marca, e enviar pelo correio. Quem se cadastra pode formar um time de coleta com outras pessoas em casa, na empresa, na escola ou com um grupo de amigos. Para cada 12 gramas de resíduos - o que equivale ao peso médio de um lápis ou uma caneta - são doados R$0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos, conforme a escolha dos próprios times. Além de a participação ser inteiramente gratuita, as brigadas são uma excelente oportunidade de arrecadar fundos para as escolas, incentivar a coleta de resíduos e a prática da educação ambiental na sala de aula.
Sobre a Faber Castell
Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de plantio e seus EcoLápis são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando nova certificação em 2010.
Em 2012, a empresa estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou a Brigada Faber-Castell, responsável pela transformação de instrumentos de escrita em matéria-prima reciclada, o que não só evita o uso de material virgem, como oferece um descarte adequado de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo gratuitamente na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, por meio do site (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html).
Sobre a TerraCycle
A TerraCycle representa uma nova geração de empresas, com ênfase nos aspectos sociais e ambientais. Em 2001, o calouro universitário Tom Szaky fundou a TerraCycle na esperança de construir um jeito novo e mais responsável de fazer negócios nos EUA. A partir daí, a TerraCycle revolucionou a indústria ao fazer produtos eco-amigáveis a partir de resíduos coletados pelos próprios consumidores.
A TerraCycle iniciou sua expansão global em 2009, abrindo sua primeira filial na América Latina com a TerraCycle do Brasil. Atualmente presta serviços para grandes empresas como: Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Oréal (Garnier), Fast Shop e 3M (Scotch-Brite). Junte-se à eco-revolução TerraCycle cadastrando-se em nossos programas de coleta.
Para saber mais sobre como participar de uma Brigada da TerraCycle, acesse www.terracycle.com.br .